A Origem de Tudo na Cabala
Antes da criação, só existia Ein Sof (אֵין סוֹף) – "O Infinito", a
realidade absoluta e ilimitada de Deus, sem forma, tempo ou espaço.
O Que é Ein Sof?
- Nada
existe fora d’Ele – nem tempo, nem matéria, nem sequer
"vazio".
- Incompreensível –
A mente humana não pode conceber Ein Sof, pois Ele está além de qualquer
definição.
- "O
que não tem fim" – Nem começo, nem fim, nem divisões.
O Paradoxo da Criação
Se Ein Sof é tudo, como pode algo fora
d’Ele (o universo finito) existir?
- Solução:
O Tzimtzum (contração divina).
O Primeiro Tzimtzum – O "Recuo" de Deus
Para criar o universo, Ein Sof realizou um ato de
auto-limitação:
- "Se
retirou" (não literalmente, pois Ele está em tudo) – como
uma luz que recua para fazer sombra.
- Criou
um "espaço vazio" (Chalal haPanui) – onde a luz
divina estava oculta, não ausente.
- Um
raio de luz (Kav) entrou nesse espaço, formando as Sefirot (estruturas
da criação).
Por Que Isso é Profundo?
- Deus
não "desapareceu" – Ele apenas se velou para
que o finito existisse.
- Tudo
ainda depende d’Ele – Como o sol que, mesmo oculto por nuvens,
sustenta a vida.
- Nós
somos parte disso – Cada alma é uma faísca divina presa
no mundo material, aguardando Tikun (reparo).
Uma Imagem Mental
“Imagine um oceano infinito (Ein Sof).
De repente, uma bolha se forma (Tzimtzum) – dentro dela, há
"vazio".
Mas a água do oceano ainda envolve a bolha – assim, o universo
está dentro de Deus, mas parece separado”.
O Que Isso Significa Para Nós?
- Nada
é verdadeiramente separado de Deus – mesmo o mal (Qliphoth)
é um véu.
- Nosso
propósito: Através da Torá e boas ações, "revelamos" Deus
no mundo (Tikun Olam).
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