terça-feira, 5 de agosto de 2008

Lugh filho de Kian e Ethnea!


Os deuses sempre foram o meu fraco ou forte, não sei bem! Confesso que sou apaixonada por alguns e não somente um – um único deus é muito pobre. Também não gosto de ficar na mesmice! Não tenho nada contra Apolo, mas prefiro Ares.
Dia 1º de Agosto comemoramos Lughnasadh, ou Lamas como veio a ser chamado depois que o Deus do Cristianismo saiu do deserto. Lamas é a festa da colheita cristã (Loaf Mass), onde se fazem pães com os primeiros grãos colhidos.
Mas falemos de Lugh. Ele é uma mistura de duas linhagens muito distintas, seu pai Kian era um Tuatha Dé Danaan e sua mãe, Ethnea era filha do Fomorian Balor, portanto, Ele descendia de deuses e demônios.
Os povos antigos amavam profecias e um deus que se prezasse teria que ter a sua para engrandecê-lo – Zeus teve a sua, Cassandra gastou uma profecia com Páris (que nem chegou ao sopé do Olimpo), porque não Lugh?
Tanto uma maldição quanto uma profecia (que muitas vezes são a mesma coisa), tem que ter o momento certo para ser lançada a público.
No caso de Lugh, o corajoso druida Fomorian tem a revelação e diz na frente de várias testemunhas: “Rei Balor dos Fomorian, tu cairás em batalhas diante da lança do filho de seu filho”. Para impressionar ainda mais, imaginem que ele possa ter feito isto após estripar um animal para ler em suas entranhas. Visualizem o sábio coberto de sangue até as barbas. Eu acreditaria e ninguém com a menor possibilidade de ser meu neto sobreviveria a este dia.
Mas o rei era bonzinho e Lugh foi dado em adoção a Tailtiu, a esposa escravizada do Rei Bolgs.
Tailtiu deve ter sido uma excelente mãe, mas não deixava de ser uma escrava conquistada. Um dia, os Tuatha Dé Danaan, ordenaram que ela limpasse uma grande área para o plantio. Ela não foi capaz de tamanho esforço físico e morreu durante a tarefa.
Quando Lugh foi aceito como deus, em homenagem a sua mãe adotiva, ordenou que todo ano, naquela data, fosse feito um festival para Tailtiu – Lughnasadh (Festa de Lugh). Onde ocorrem vários jogos de força e habilidade, afinal Lugh é Skilled em Todas as Artes....
..............................................................Livia Ulian

Nenhum comentário: