domingo, 27 de novembro de 2011

Poço do Saber Eterno

Woody Allen (nome artístico de Allan Stewart Königsberg; New York, 1 de dezembro de 1935).


"As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro)".

Não lembro qual foi o primeiro filme que assisti do Allen, foram tantos e tão poucos. Imperdoavelmente não foram todos, mas está é uma das coisas que eu preciso corrigir.

Todas as vezes que passava um filme do Allen na TV, eu queria ver (claro!) e minha mãe queria tirar (?), e o pior era que não tinha absolutamente nada pra por no lugar. Ela realmente nunca gostou dele, pena! Inicialmente fui atacada com perguntas a respeito da minha compreensão do significado de todo aquele falatório. Achava a pergunta tão fora de propósito que não conseguia ver qual a utilidade de responder com sinceridade. Uma vez perguntei se preferia que eu assistisse somente ao Charles Chaplin - nesta noite não vi Zelig. Então só respondia: Tá bom, não entendo nada, mas gosto do som da voz dele, agora é possível eu assistir?!

A inteligencia e a sensibilidade desse nova-iroquino clarinete sempre me emociona, mostra direções, acrescenta razão aos acontecimentos. Brilhante, Genial... Sei hoje o que é não ter palavras para descrever alguém, e sendo esse alguém quem é, talvez fosse mais fácil falar dele através de suas próprias cenas. Então me volto para elas e penso Manhattan ou Midnight in Paris?

Escolho Paris, porque também não sou de lá. Cheguei a conclusão de que na próxima vez que for a Paris, vou passar a meia noite sentada na porta de uma certa igreja esperando um Peugeot antigo chapa 3123 para me levar até a casa da Gertrude conhecer o Hemingway.

Amigo Velho
....................................................Livia Ulian

2 comentários:

Márcia Alcântara disse...

Sabe que tem algo em comum com vc? E eu não me engano quando penso, as pessoas veem em vc o que vc não ve e eu sei vc é: intelectual e uma artista, além disso é uma das minhas preferidas!
um bj doce

Livia Ulian disse...

Ah nossa.... Isto e que eh amiga