Cadastre seu e-mail

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Renascimento da Luz!


Yule é tempo de despertar, assinalar novas metas e descartar velhos pesares. A escolha de celebrar o Natal em 25 de dezembro, foi feita pelo Papa Julius I no quarto século DC, para que coincidisse com os rituais pagãos de Solstício de Inverno. A intenção era substituir a celebração pagã pela cristã.

Nossa árvore de Natal tem suas origens na celebração pagã de Yule. Nunca havia conseguido entender o que fazia uma árvore dentro da gruta onde nasceu Jesus. Simples, a árvore vem de outra cultura - as famílias pagãs traziam uma árvore viva para o interior de suas casas, para que os espíritos da madeira tivessem um lugar aconchegante durante os meses frios de inverno. Nela penduravam sinos, para que ouvissem quando estes mesmos espíritos estivessem presentes; comida para que eles tivessem o que comer e enfeites. A estrela de cinco pontas ou pentagrama, no topo, representava os elementos.

Yule é um festival Solar e a rena é uma alusão ao Deus Cornudo.

Em casa, nós costumávamos fazer um rocambole de chocolate em forma de tronco, todo enfeitado com glacê, cerejas, folhinhas de hortelã, nozes moídas que serviam de terra - todos os anos esperávamos o dia de fazer o rocambole, com grandes novas idéias para a decoração... Não sei se minha mãe sabia exatamente a origem disso, mas hoje eu entendo o porque. Era nosso Yule Log!

Em Yule é célebre atear fogo em um tronco que deve ser enfeitado e recheado de pedidos e desejos para o ano que se inicia. O tronco deve começar a queimar no inicio das festividades e durar até o final, suas cinzas devem ser guardadas, pois contém propriedades mágicas. Acredita-se que essa prática tenha origem nas comemorações e pedidos ao deus Thor e que a tora utilizada fosse um carvalho, que é dedicado a ele.

Então A TODOS vocês meus amigos, Pagãos, Cristãos e Judeus... Façam um Rocambole de Chocolate e a cada mordida Desejem Firme, Desejem Forte, Desejem Tudo....

FELIZ YULE... que a Luz Tome conta de suas Vidas!

Que Assim Seja!!! Blessed Be



..............................................................Livia Ulian

Nenhum comentário: